Seu carro fica exposto ao sol?

Publicado em 19/06/2017 16:18h

Com a proximidade do verão, deixar o carro ao ar-livre não é uma boa escolha. O clima quente pode acarretar diversos danos ao seu carro. Confira também outros agentes que podem atacar a pintura do seu carro. E veja como evitar futuros imprevistos com os efeitos da exposição ao sol.

 

Determinados motoristas sofrem ao deixar seu carro ao ar-livre ou “dormindo” ao relento, essa preocupação é real, o carro fica exposto ao sol, dejetos de pássaros, seivas vegetais e chuva ácida, tudo isso faz parte do pesadelo de todos motoristas que não conseguem estacionar em vagas cobertas.

 

A exposição do veículo ao sol causa sérios danos ao carro e até ao condutor, uma vez que a temperatura no interior do veículo pode chegar a 70°C. Além de danificar a pintura, o sol prejudica o interior do veículo, como os bancos, as partes de plástico, carpetes, puxadores, para-choques e o painel que tende a ressecar.

 

Para os motoristas e passageiros, a alta temperatura interna do carro pode causar danos à saúde, como a desidratação, hipertermia e o choque térmico, além do risco de câncer de pele. Esses são alguns riscos de quem se expõe em um carro superaquecido. Os carros na cor preta, azul, verde e vermelho são os que mais sofrem com o calor por reterem mais o calor.

 

Um dos agentes mais agressivos à pintura é o dejeto de pássaros. O recomendado é sempre andar com uma garrafa d’água e pano para retirar o dejeto o mais rápido possível, principalmente se o carro estiver exposto ao sol, pois o carro pode ficar manchado. Já a seiva vegetal deve ser removida com solventes à base de hidrocarbonetos, popularmente conhecido como tira-grude. Em caso de chuva ácida, que acaba corroendo a pintura e deixando marcas esbranquiçadas, nessa situação é necessário uma pintura, polimento ou até cristalização.

 

Uma boa capa protetora pode ser uma alternativa bastante eficaz, para proteger a pintura do carro, no entanto o motorista deve atentar a alguns cuidados e escolher bem antes de comprar, senão você vai gastar dinheiro à toa e o tiro pode sair pela culatra, ou seja, ao invés de proteger o carro a capa poderá manchar a lataria do carro. Uma dica importante, a capa não deve ser colocada se a parte interna estiver molhada ou se o motor do carro estiver quente. O material é impermeável, por isso água não penetra e, em caso de mau uso, também não deixa umidade sair, causando as manchas.

Fonte: tuningparts.com.br

Outras Dicas

5 dicas para limpar o interior do seu carro

Publicado em 05/07/2017 11:42h

10 tecnologias que veremos em carros no futuro

Publicado em 01/07/2017 10:04h

Qual a velocidade máxima dos Pneus do seu carro?

Publicado em 16/06/2017 15:21h