Disco de freio: Quando trocar?

Publicado em 16/05/2017 09:26h

Quando se deseja executar manutenção no sistema de freios dos automóveis é comum que os usuários pensem em substituir apenas o jogo de pastilhas. Em tempos onde há menores verbas disponíveis para a manutenção preventiva, melhor garantir ao menos o essencial.

 

Aí, parte dos usuários substitui apenas o jogo de pastilhas de freios, optando por um simples repasse no disco de freio, que se constitui em uma usinagem para alinhamento e retirada de ondulações e ranhuras na parede do disco.

 

Essa prática é comum e ainda hoje muito aplicada. Porém, nota-se que no dia a dia das oficinas especializadas ela vem diminuindo, se bem que ainda de maneira tímida, especialmente em partes mais remotas do País onde circula a frota mais antiga.

 

Os discos são parte importantíssima no sistema de freio e como tal deveriam ser tratados.

 

A grande maioria da frota brasileira de automóveis e comerciais leves é constituída por veículos com freio a disco na parte dianteira e a tambor na traseira, enquanto apenas parte ainda insipiente da frota pesada já conta com este sistema.

 

Por ser um peça de atrito, possui vida útil limitada e cujo desgaste é variável de acordo com fatores que influenciam o sistema de freios no geral, como forma de condução dos usuários, variabilidades nos tipos de terrenos, critérios de manutenção preventiva, entre outros.

 

Trocar as pastilhas de freio e não trocar também os discos, para alguns especialistas, é fazer o serviço pela metade, mesmo que ainda sobrem alguns milímetros no limite recomendado pelos fabricantes. Pesquisas de campo, porém, indicam que a troca se dá em média de 2 x 1, ou seja, os discos e tambores são substituídos a cada 2 trocas de pastilhas e lonas.

 

O melhor diagnóstico e reconhecimento do tempo de troca está na revisão habitual do sistema, que deve ser feito a cada 10.000 km, sempre por mecânicos experientes, que costumam medir a espessura do disco e conferir as especificações mínimas recomendadas pelos respectivos fabricantes para cada tipo de veículo.

 

Fonte: Revista Mercado Automotivo

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