Dicas para fazer a bateria do seu possante durar

Publicado em 20/04/2017 16:58h

Uma das surpresas mais desagradáveis que qualquer motorista pode ter é bater a chave na ignição e descobrir que a bateria está descarregada. Esse é um problema que você pode prevenir. Confira algumas dicas que vão ajudar a aumentar a vida útil da sua bateria:

Evite que o carro fique desligado por períodos superiores a 20 dias aumenta a vida útil da bateria. Se for necessário deixar o carro na garagem por muito tempo, desconecte os cabos, para evitar que os aparelhos consumam toda a carga da bateria.

Ao mesmo tempo, garantir que todo o sistema elétrico, incluindo o alternador, esteja em perfeita ordem também ajudará a evitar descargas precoces. Colocar água destilada a cada três meses ou no máximo a cada seis meses, completando o nível, é um expediente de manutenção indispensável nas baterias não seladas.

Para melhorar ainda mais as condições de funcionamento da sua bateria, você pode tomar medias adicionais. Mantenha os terminais dos cabos sempre limpos e bem apertados, o que evitará maus contatos e consequentes perdas de carga. Para ligar o carro procure desligar todos os dispositivos que consomem energia — faróis, som, ar, etc. — para sacrificar o mínimo a bateria. É bom saber também que quando a partida é dada, o motor de arranque consome uma grande quantidade da carga acumulada na bateria.

Por isso, só desligue o motor novamente pelo menos 15 minutos depois da ignição, tempo mínimo suficiente para a bateria recuperar a carga. Isso quer dizer que ficar ligando e desligando o carro em engarrafamentos é uma péssima ideia para a sua bateria. Aliás, nos engarrafamentos, prefira o freio de mão, uma vez que junto com o pedal de freio a luz de freio também é acionada, consumindo energia.

 

Fonte: Meu Usado Novo.

Outras Dicas

5 dicas para limpar o interior do seu carro

Publicado em 05/07/2017 11:42h

10 tecnologias que veremos em carros no futuro

Publicado em 01/07/2017 10:04h

Seu carro fica exposto ao sol?

Publicado em 19/06/2017 16:18h