Dicas de manutenção: aprenda a cuidar dos bancos do seu carro

Publicado em 23/03/2017 15:50h

Para muitos, os bancos do carro são os componentes internos do veículo que merecem maior atenção do dono. Manter os assentos do carro limpos e conservados garante uma boa aparência, mantém a higiene e valoriza o veículo quando ele for colocado à venda. Boas práticas de manutenção e limpeza mantém o interior do carro impecável como os de veículos de concessionária — sejam eles de couro, tecido ou mistos.

A Potencial Multimarcas separou neste post, alguns cuidados e dicas de manutenção para que os bancos do seu carro estejam sempre limpos e bem conservados. Confira a seguir:

Banco de couro

A limpeza deste tipo de banco é mais simples quando comparada aos demais. Porém, os bancos de couro carecem de maiores cuidados para a sua manutenção. No caso da limpeza, quando o veículo for lavado, deve-se passar um pano úmido nos bancos para assegurar a higiene. Caso você queira utilizar produtos de limpeza, opte sempre pelos neutros.

Para manter uma boa aparência do revestimento de couro é recomendado realizar a cada seis meses a hidratação dos bancos. Esse procedimento deve ser feito sempre após limpeza e higienização dos assentos. Na hidratação são utilizados produtos para hidratar e dar brilho ao revestimento, mantendo as características do revestimento. Essa manutenção dos bancos pode ser realizada pelo dono do veículo, sendo preciso apenas adquirir os produtos necessários para realizá-la.

Uma dica importante é evitar exposição direta dos bancos ao sol. O revestimento exposto pode ressecar e eventualmente sofrer rachaduras. Quando este tipo de dano ocorre é muito difícil recuperar o banco às condições iniciais.

Banco de tecido

Estes bancos não carecem de cuidados específicos como os assentos revestidos em couro. Pelo fato de serem de tecido, são mais susceptíveis à impregnação de cheiros desagradáveis, quando, por exemplo, são molhados e secam sem o devido cuidado. Por isso, eles devem ser limpos constantemente, também podendo ser utilizados panos úmidos e produtos neutros — é recomendado também utilizar um aspirador de pó para remover melhor as sujeiras.

A melhor manutenção neste tipo de banco é o cuidado. A melhor maneira de conservá-los é ao evitar comer, deixar cair líquidos ou sujeiras nos assentos. Bancos de tecido são mais vulneráveis à absorção e ao aparecimento de manchas.

Tanto bancos de couro quanto os de tecido podem ser impermeabilizados — procedimento que deve ser feito em oficinas ou assistências técnicas. A impermeabilização dos assentos impede a absorção de líquidos e com isso evita o aparecimento de manchas. Mas isso dependerá muito do tipo de líquido ou do produto derramado nos assentos.

Banco misto

Como o próprio nome já diz, esse banco possui parte em couro e parte em tecido. Portanto, deve-se levar em consideração os cuidados específicos de ambos os tipos de tecido. O ideal é que seja realizada a hidratação e o uso de aspirador de pó.

Pelo fato dos bancos mistos não possuírem muito revestimento em couro, o intervalo entre as hidratações pode ser aumentado — cabe ao dono acompanhar a aparência dos assentos e decidir quando o procedimento deve ser realizado.

Agora você já sabe como deve cuidar do banco do seu carro e garantir a aparência de novo. Você já tem o costume de dedicar um tempo com a manutenção dos assentos do veículo? Faz uma limpeza regular nos bancos? Não deixe de comentar e nos contar a sua experiência no assunto!

Fonte: Meu Usado Novo

Outras Dicas

5 dicas para limpar o interior do seu carro

Publicado em 05/07/2017 11:42h

10 tecnologias que veremos em carros no futuro

Publicado em 01/07/2017 10:04h

Seu carro fica exposto ao sol?

Publicado em 19/06/2017 16:18h