Combustível Alternativo: carro movido a Uísque faz sua primeira viagem

Publicado em 17/07/2017 11:50h

De hoje me diante sempre que alguém falar que seu carro bebe demais, pense duas vezes. Na Escócia está sendo desenvovido um combustível a base de Uísque. Na verdade o combustível, chamado de biobutanol, é feito a partir de resíduos retirados da produção do Uísque: ele é produzido a partir da borra dos grãos de cevada e um líquido que sobra do processo de fermentação. Resíduos que provavelmente seriam jogados fora e que agora podem fornecer energia ao seu carro. 

 

A novidade é boa, pois não será necessário qualquer mudança no motor do veículo. Claro que o combustível ainda está em fase de teste, mas um carro na Escócia já fez a primeira viagem com esse combustível e até agora os resultados são animadores. 

 

A criação é da Celtic Renewables, uma empresa vinculada à Universidade de Edimburgo Napier, que trabalhou com destilaria Tullibardine no projeto. Quase duas toneladas de borra e dois bilhões de litros de sobra da fermentação são produzidos anualmente pela indústria de uísque escocesa.

 

“O que fizemos foi um processo de combinação do líquido e do sólido e usamos um processo de fermentação chamado ABE, completamente diferente do tradicional, e é ele que faz o químico chamado biobutanol”, explicou o Professor Martin Tangney à BBC. “E é uma alternativa imediata à gasolina”.

 

A descoberta rendeu à Celtic Renewables um investimento de £ 9 milhões do governo para a criação deu ma planta operacional, que deverá ficar pronta até 2019.

 

No fim das contas, essa talvez seja a única situação em que bebida e carro vão combinar.

 

Fonte Tecmundo.com

 

Outras Dicas

5 dicas para limpar o interior do seu carro

Publicado em 05/07/2017 11:42h

10 tecnologias que veremos em carros no futuro

Publicado em 01/07/2017 10:04h

Seu carro fica exposto ao sol?

Publicado em 19/06/2017 16:18h

Qual a velocidade máxima dos Pneus do seu carro?

Publicado em 16/06/2017 15:21h