4 Sintomas de defeitos no motor do veículo

Publicado em 04/05/2017 10:01h

Para cuidar do carro não basta simplesmente lavá-lo toda semana, abastecê-lo, calibrar os pneus e levar periodicamente às revisões — o cuidado deve ser feito todos os dias. Zelar pelo carro é conhecê-lo e ficar atento às possíveis anomalias e ruídos. Por exemplo, um componente vital para qualquer veículo é o motor, ele é o coração da máquina. Portanto, exige atenção e cuidados especiais.

Por isso, neste post, separamos 4 sintomas de defeitos que podem ocorrer no motor de veículo e que devem ser tratados com atenção. Confira a seguir:

 

Luz de óleo acesa

Este é um dos indicadores mais sérios que seu carro pode apresentar. Quando a luz de óleo acender no painel, o motorista deve parar o veículo imediatamente! Rodar com o carro com baixo nível de óleo ou sem óleo no sistema pode danificar seriamente o motor e até mesmo fundi-lo.

Quando a luz estiver acesa, ao estacionar o veículo, espere de 5 a 10 minutos e retire a vareta de óleo do motor. Se o nível realmente estiver abaixo do mínimo indicado, não continue rodando com o carro, acione um guincho e leve-o para uma oficina de confiança.

Dentre os motivos que fazem com que a luz de óleo acenda no painel do carro estão a falta da troca de óleo ou vazamento. Geralmente, esta é uma falha simples de arrumar, mas que deve ser levado a sério para que não provoque problemas maiores.

 

Luz de injeção acesa

Geralmente representada pela cor amarela no painel, este pode ser um problema um pouco mais complexo de ser solucionado quando comparado a um vazamento de óleo. Quando a luz acende, alguns dos indícios mais comuns são: a perda de potência, o não desenvolvimento do carro ou até mesmo a falta de partida do motor. Estes tipos de situações exigem especialistas para solucioná-los, pois necessitará a utilização de computadores para mapeamento do motor, e somente assim, chegar à solução para o ocorrido.

O ideal é que você procure um mecânico o quanto antes quando a luz de injeção acender no painel, pois, conforme mostramos, o veículo pode deixá-lo na mão a qualquer instante.

 

Motor não desenvolve

Caso o motor perca potência e a luz não tenha acendido, menos mal. Leve o veículo à oficina quando for possível e peça uma limpeza dos bicos injetores. No entanto, se o problema persistir, você provavelmente pode ter sido vítima de um problema comum em nosso país: a comercialização de combustível de má qualidade. Diante disso, o motorista pode optar também por um monitoramento mais profundo do quadro com a utilização de computadores e scanners — isso permitirá a detecção da raiz do problema.

 

Excesso de fumaça no escapamento

Na maioria das vezes, este é um sinal de desgaste do motor, vazamento ou alto consumo de óleo. Em alguns casos, pode ser seguido de perda de potência e, principalmente, ao aparecimento de ruídos. Nestas situações, deve-se procurar uma oficina de confiança para estudar melhor o caso. Por ser mais comum em veículos muito rodados, a forma mais comum de resolver estes tipos de problemas é fazer uma retífica do motor.

Tenha em mente que você deve conhecer o seu carro, ficar atento aos detalhes e, principalmente, ao aparecimento de qualquer anormalidade. Ficar ligado nas datas de trocas de óleo e levar o veículo às revisões periódicas são cuidados que ajudarão a evitar uma série de problemas e desgastes do motor do carro.

 

Fonte: Meu Usado Novo

Outras Dicas

5 dicas para limpar o interior do seu carro

Publicado em 05/07/2017 11:42h

10 tecnologias que veremos em carros no futuro

Publicado em 01/07/2017 10:04h

Seu carro fica exposto ao sol?

Publicado em 19/06/2017 16:18h